Pets – Terceira Idade.

O tempo também passa para os animais e leva, aos poucos, a energia e vitalidade deles.

É natural: os animais também envelhecem com o passar dos anos. E, como nós, eles são impactados fisicamente pelas mudanças causadas pelo passar dos anos. Se você tem um cachorro idoso, é provável que já tinha notado que ele não é mais o mesmo de um tempo atrás. 

Nessa matéria vejam quais são os problemas mais frequentes nessa faixa etária?


Alterações cardíacas – seu cachorro pode ter uma rotina saudável, vida ativa, com passeios, porém com a idade não custa prestar atenção em sinais como tosse e respiração ofegante, que pode ser sinal cardíaco.

Problemas ortopédicos – são mais diagnosticados em raças pré dispostas, mas todas pode ser acometidas e com o tempo passam dos anos ter dificuldade para se levantar e se locomover.   

Insuficiência renal – com o envelhecimento, os rins deixam de funcionar como deveriam e acabam eliminando nutrientes essenciais, os animais pela dificuldade de locomoção tomam menos água e urinam menos podendo levar a problemas renais e/ou urinários. 

Disfunção cognitiva – os cães com idade muito avançada às vezes sofrem de uma degeneração similar ao Alzheimer. Daí, se tornam lentos e distantes. O aprendizado e o treinamento que receberam ao longo da vida podem regredir consideravelmente.

Nessa tabela temos uma noção da idade dos cães que tem uma variação em questão ao porte do animal

Idade do animalAté 1 ano1 a 3 anos3 a 5 anos5 a 7 anos7 a 18 anosMais de 18 anos
Idade equivalente ao homemAté 18 anos18 a 40 anos40 a 50 anos50 a 60 anos60 a 100 anosMais de 100 anos

Um cachorro torna-se idoso quando atinge 75% de sua expectativa de vida, mas isso varia de acordo com a raça. Cães de pequeno porte, chegam à terceira idade aos 9 anos. Os de tamanho médio, a partir dos 8 anos. Já os cachorros grandes, já são idosos aos 7 anos.

Enfim, fique de olho na idade do seu animal de estimação e acompanhe as necessidades de cada faixa etária e lembre-se que se seu cão apresentar qualquer sintoma anormal, LEVE-O AO VETERINÁRIO IMEDIATAMENTE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *