11 ATITUDES PARA SAÚDE FÍSICA E MENTAL…

O conhecimento aqui partilhado é fruto de uma pesquisa realizada, ao longo dos últimos dois anos, a fim de desenvolver uma solução para as pessoas que buscam saúde e bem-estar e não conseguem desenvolver e/ou manter hábitos e comportamentos coerentes com esta busca.

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No entanto, em virtude do momento que vivemos, decidimos compartilhar algumas informações e assim contribuir para que os dias de isolamento aconteçam da melhor forma possível.

Atitude 1 – Elaborar e Cumprir uma Rotina

Essa atitude é fundamental para realizar o que deseja, para desenvolver hábitos, comportamentos.

A rotina é o conjunto de procedimentos a fim de cumprir algo.

A rotina é o mapa, enquanto o seu dia é o território, portanto, elaborar uma rotina para os seus dias é conquistar um guia para a sua jornada.

E, neste momento, que estamos em casa, alguns sós, outros com a família, é ainda mais necessária esta atitude.

Alguns estão trabalhando em casa, e ainda tem os afazeres domésticos, tem o cuidado com os filhos, com animais de estimação, tem ainda os cuidados com higiene e saúde.

São muitas coisas para pensar e fazer. Colocar tudo no papel, estabelecer um cronograma para o dia, com atividades e tempo para cada uma destas atividades, irá deixar tudo mais leve e preciso.

Isso pode ser feito para a rotina individual, para a rotina familiar.

Atitude 2 – Mover-se

Colocar o corpo em movimento é saúde, é alavanca para saúde física, para bons pensamentos e controle emocional.

A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados à baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.

Já o exercício físico, que é a atividade física orientada, otimiza estes resultados, uma vez que há a prescrição de atividades específicas a fim de atingir resultados determinados.

Agora, muitas academias estão disponibilizando atendimento on-line para seus clientes continuarem com suas práticas orientadas.

Portanto, é preciso mover-se. Você está fazendo isso? Como? Se ainda não está fazendo, vai buscar a solução? Por onde vai começar?

Atitude 3 – Alimentação Consciente

Essa atitude é muito mais sobre “como” do que sobre “o que” comer.

Se não tem qualquer disfunção que te impede de comer alguns alimentos, se não há qualquer restrição, você pode comer de tudo. Mas, o que é de tudo? E como comer de tudo?

Comer de tudo sabendo que o alimento pode ser tanto remédio, quanto veneno.

Comer de tudo reconhecendo quando há fome verdadeira e quando há a fome emocional.

Com esta consciência, o “como” você come vai determinando e melhorando “o que” você come. Assim, vai incluindo alimentos que favorecem sua imunidade e o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, vai diminuindo o espaço para alimentos que não possuem os nutrientes e qualidades que você precisa.

Atitude 4 – Buscar e Partilhar Conhecimento

Buscar conhecimento é o primeiro passo de quem quer melhorar, de quem acredita em um futuro melhor. Partilhar conhecimento é como o saber se consolida e ganha valor.

Você pode buscar conhecimento em livros, em filmes, em artigos, revistas, fóruns, pode ser aprendendo uma habilidade manual. Existem diversas formas de fazer isso, e muitas coisas para aprender sempre.

A partilha se dá em uma conversa, dando uma aula ou um curso, escrevendo um texto, elaborando um passo a passo.

Como você pode fazer isso?

Neste momento, buscar conhecimento é uma atitude otimista, enquanto compartilhar aquilo que sabe é uma ação solidária.

Atitude 5 – Autocuidado

Autocuidado significa cuidar de si mesmo. Quando se fala em ter hábitos de autocuidado, fala-se sobre estar atento às próprias necessidades e buscar desenvolver hábitos que visam o próprio bem-estar.

Como você tem feito isso neste momento?

As demais atitudes que estão aqui são atitudes de autocuidado, ler bons conteúdos é autocuidado, colocar este conteúdo em ação é autocuidado.

Agora, no período de quarentena, que muitos estão há muitos dias sem sair de casa, zelar pela higiene pessoal é um autocuidado que precisa de atenção. Por vezes, deixamos para escovar os dentes depois, tomar um banho mais tarde, o tempo passa e não fazemos. Imagine isso por vários dias. Este autocuidado é questão fundamental para a preservação da saúde.

Atitude 6 – Comunicação Empática

É, mais do que nunca, necessário desenvolver nossa capacidade de comunicação. Só vamos construir o mundo que queremos, dentro de casa, na nossa comunidade ou no planeta Terra, se soubermos nos comunicar.

Quando falamos em comunicação, fala-se tanto em oratória, em persuasão. Não é disso que precisamos, não é disso que nossas famílias precisam, que a humanidade precisa, é preciso saber escutar e desenvolver a empatia.

E também se faz importante lembrar que a comunicação vai muito além da linguagem verbal, também nos expressamos e somos afetados por gestos, por atitudes corporais.

Então, reflita como está essa competência em você.

Comunicar-se com empatia é o grande desafio na convivência intensa dentro de casa, desafio nas redes sociais com as posturas polêmicas.

Atitude 7 – Desenvolver uma visão de futuro

Escrever o que quer viver no futuro, a visão pessoal de futuro é fundamental para saber quais as pequenas ações para chegar lá, para saber quais recursos, pessoas, situações, irão facilitar este caminho. Veja alguns exemplos sobre isso:

Santo Inácio de Loyola, o Santo da Força de Vontade, ensinava a escrever os bons hábitos que queria desenvolver e, ao final de todos dias, avaliar em um gráfico o que fez de bom e o que fez de ruim para o desenvolvimento destes hábitos.

Viktor Frankl, Judeu, Psiquiatra, Austríaco, que, durante a segunda Guerra, passou por 4 campos de concentração, perdeu seus pais e sua esposa. E com esta experiência e observando seus companheiros nesta tragédia humana promovida pelo Nazismo, entendeu que quem vence as situações mais sórdidas, mais dramáticas, são as pessoas que encontram um sentido na vida.

Atitude 8 – Brincar

Brincar ativa o bom-humor, a criatividade, a curiosidade, eleva o otimismo, consequentemente faz bem para a gente e para todos que estão conosco.

Brincar é fundamental para o desenvolvimento humano e neste momento é cura, é proteção para nossa saúde física e mental.

Você lembra das brincadeiras de quando era criança? Lembra dos sentimentos despertados por cada brincadeira? Tem saudade daquela adrenalina do esconde esconde? Do acolhimento ao brincar de casinha?

Do que você pode brincar hoje?

Brinque e perceba-se, a brincadeira também promove o autoconhecimento.

Brinque e supere-se, as brincadeiras também proporcionam situações de superação.

Divirta-se!

Atitude 9 – Cuidar

Quem cuida do relacionamento, da família, dos amigos, tem.

Quem cuida do bem material, tem. Quem cuida da mente, tem bons pensamentos.

Quando cuidamos do outro, de outra pessoa, de um animal, de uma planta, da nossa casa, ativamos o que há de melhor em nós.

Assim, nos cuidamos, enquanto cuidamos do outro.

A própria quarentena é uma atitude de cuidar, ficando em casa estamos cuidando do outro e, consequentemente, nos cuidando.

Cuidar também é estar atento, é prestar atenção nas necessidades do outro, nas necessidades da situação. É conseguir olhar e compreender além das suas vontades e anseios.

Cuidar também é minimizar as chances de perigo, é reduzir riscos.

Atitude 10 – Agradecer e Celebrar

Atentar-se, ligar as antenas para os motivos que temos para agradecer a cada dia vivido. Ver as pequenas vitórias que temos em nosso dia a dia é um exercício que melhora a nossa percepção da vida e também ativa nossa capacidade de conquistar aquilo que queremos.

Tem várias formas de nos lembrarmos de fazer isso, fazendo um pote ou diário da gratidão, fazendo uma autoanálise antes de dormir, comemorando.

Todos os dias temos motivos para agradecer e celebrar, porém passamos a vida sonhando viver algo no futuro e não nos atentamos ao presente. Não percebemos que todas as grandes vitórias das nossas vidas resultaram de pequenas conquistas diárias, de estar saudável para desenvolver o trabalho necessário, de ter o alimento em todas as refeições, de ter um afeto, um auxílio, uma ideia.

Atitude 11  – Aquietar-se

Existem diversas formas para isso. Nos aquietamos fazendo uma oração, contemplando uma paisagem, meditando, recebendo um carinho, escutando uma música.

Aquietar-se é conectar-se com seu silêncio interior.

É um momento de auto nutrição, de restauração e esvaziamento.

Hoje, sabemos da importância da meditação, podemos encontrar informações sobre seus benefícios desde antigas escrituras sagradas até artigos científicos contemporâneos.

Muitos acham impossível ficar imóveis e estáveis durante um longo tempo. Realmente, começar assim, com esta meta de ficar um longo tempo tornará o processo penoso.

Então, comece ficando sentado em silêncio por poucos minutos. Inicialmente, use uma música ou mentalize uma oração

O Meu Livro é uma ferramenta de autogestão para desenvolver estas atitudes e transformar positivamente seu estilo de vida: https://championtraining.wixsite.com/meulivro

Imagens: Freepik

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