Educação em tempos de Pandemia: Reflexões sobre o Papel da Educação no Contexto Atual

A Educação é uma das áreas que vêm sofrendo com os impactos da pandemia de COVID-19. Com as aulas suspensas ou migradas para o Ensino à Distância (EAD) alunos, professores, pais e os sistemas de ensino precisam se reorganizar, reinventar suas práticas e desenvolver novas maneiras para promover o processo de ensino e aprendizagem.

No Brasil, em grande parte, a educação é tradicionalmente organizada de maneira presencial e o trabalho pedagógico é desenvolvido por meio de aulas que acontecem dentro do espaço escolar e são centradas na figura do professor como transmissor do conhecimento.

Muitas discussões têm sido realizadas por correntes educacionais diversas que, há tempos, discutem o papel da educação em face do panorama social contemporâneo e das mudanças que são cada vez mais constantes nesse contexto.

Diante das ocorrências dos últimos dias, é necessário repensar o modo como a educação propõe, implanta e define os aspectos que devem integrar a formação humana.

O espaço das casas tem se tornado as novas salas de aulas, umas mais e outras infinitamente menos dotadas de condições propicias para a realização das atividades escolares, o que reflete as próprias desigualdades que integram a realidade socioeconômica brasileira.

Do mesmo modo, as famílias dispõem diferentemente de recursos e condições para auxiliar seus filhos, netos, sobrinhos e estudantes que precisam aprender a aprender de maneira nova e diferente da que costumeiramente vêm desenvolvendo nas escolas.

Desafios e dificuldades são inerentes a esse panorama, porém, é possível pensar que essas mudanças possam abrir caminhos para novos olhares que contribuam para a melhoria das condições educacionais e sejam capazes de promover o seu desenvolvimento neste momento de pandemia, sem desconsiderar as realidades múltiplas e os contextos que integram a realidade social no Brasil.

Capa – Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *