Você conhece a terceira causa mais frequente de consultas Dermatológicas?

As ceratoses ou queratoses actínicas são lesões muito frequentes, representando o 3º motivo de consulta dermatológica (perdem apenas para acne e dermatites).

São lesões ásperas, crostosas, esbranquiçadas ou rosadas e se localizam nas áreas expostas ao sol: face, pescoço, pavilhão auricular, V do decote, antebraços, dorso das mãos e no couro cabeludo de indivíduos calvos. Nas fases iniciais podem ser mais palpáveis do que visíveis.
Ocorrem principalmente em adultos e idosos de pele clara, em virtude da exposição crônica à radiação ultravioleta.

Estas lesões são consideradas pré-neoplásicas, ou seja, podem se transformar em um câncer de pele. Quando isso acontece, a evolução é para o CEC (carcinoma espinocelular), um subtipo considerado mais agressivo.

O tratamento pode ser feito de variadas formas: pomadas para tratamento domiciliar, aplicação de ácidos ou nitrogênio líquido no consultório, terapia fotodinâmica, cirurgia, combinação de técnicas, etc. A pele aparentemente normal ao redor das lesões visíveis também apresenta alterações! Por este motivo, o tratamento deve ser global e envolver a pele aparentemente sã (conceito de campo de cancerização).

Aproveite o isolamento da quarentena para fazer seu tratamento! As lesões algumas vezes demoram um pouco para cicatrizar e não pode haver exposição ao sol durante a cicatrização, então agora, em casa, é o momento perfeito!

Manter em dia a consulta com seu dermatologista e seguir o tratamento corretamente é a melhor forma de evitar a evolução para câncer a partir destas lesões.

Capa: Dra. Marília Tomazini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *