Importância da vacinação dos animais domésticos (cães e gatos)

Assim como os humanos, os bichinhos de estimação estão suscetíveis a dezenas de doenças que podem ser facilmente prevenidas com algumas vacinas de reforço anual.

 Sua carteirinha de vacinação está em dia? Para a maioria das pessoas, essa resposta é positiva. Infelizmente, a realidade dos animais de companhia é diferente, já que alguns tutores desconhecem a importância da vacinação para pets.

 A vacinação de cães e gatos é o método de proteção mais importante e eficiente contra as doenças infecciosas, já que proporciona imunidade sobre a doença e criação de anticorpos. Assim, caso o animal algum dia entre em contato com a doença, estará capacitado a bloqueá-la.

Foto: Alexandra Bueno Quiterio

 O filhote que for vacinado, por exemplo, tem uma grande chance de contrair alguma doença infecciosa e não atingir a idade adulta. Já os adultos podem adoecer em qualquer momento de sua vida, se não vacinados.

 As doenças que mais tiram as vidas dos cães, e que podem ser evitadas pela vacinação, são: Leptospirose, Parvovirose, hepatite infecciosa, Cinomose, Coronavírus, Parainfluenza e Raiva.

 Já os gatos podem contrair doenças como: Panleucopenia, Rinotraqueite, Calicivirose, Leucemia Felina e Raiva.

Foto: Alexandra Bueno Quiterio

 Outra necessidade de se vacinar os animais diz respeito às zoonoses, que são as doenças transmitidas de animais para humanos, como a Leptospirose e a Raiva.

 Dessa forma, para que o animal possa receber a vacina, é necessário que ele esteja saudável, por isso a importância de levar o filhote ao médico veterinário, pois somente este profissional possui o conhecimento e as condições para avaliar a saúde de seu animal, incluindo-o em um programa de vacinação específico.

 Agora que você está por dentro da importância da vacinação para pets, não perca tempo. Confira a carteira de vacinas de seu amigo e agende uma consulta o quanto antes para deixar tudo em dia!

 Continua com dúvidas sobre a vacinação do seu melhor amigo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *