Alimentação equilibrada nas festas de fim de ano.

Com tantas guloseimas deliciosas nas festas de fim de ano fica difícil controlar a alimentação. Não fugir muito da dieta nas comemorações de fim de ano exige esforço, mas é possível.

Algumas orientações podem te ajudar nessa maratona de festas sem perder o pique, mantendo uma alimentação equilibrada. Aqui segue algumas delas:

– Consuma salada antes do prato principal para ajudar na saciedade, porém tenha cuidado com saladas que não foram refrigeradas adequadamente ou que ficaram por muito tempo fora da geladeira, principalmente a salada de maionese. A mesma dica vale para os outros alimentos que estejam expostos na mesa por muito tempo. Principalmente neste período de calor, é comum que as comidas estraguem mais rapidamente;

– Prefira os sucos naturais ou água ao invés de bebidas alcoólicas;

– As frutas podem ser consumidas sem moderação desde que estejam bem higienizadas. Caso perceba qualquer sinal de deterioração nas frutas, descarte-as;

– Alguns alimentos dão a sensação de saciedade, evitando que você consuma mais do que o recomendado. Na hora de preparar a ceia, troque as frituras pelos alimentos assados e descarte temperos industrializados e use os naturais;

– No Natal, não deixe de se alimentar adequadamente antes da ceia e realize todas as refeições do dia.

Você pode comer tudo que sentir vontade, porém esteja atento a quantidade. Tente consumir poucas quantidades e sempre que possível escolha as opções mais saudáveis.

O importante é lembrar que essas celebrações são momentos de união e confraternização.

Depois das festas, volte ao cardápio normal.

Com essas dicas, você poderá aproveitar as festas de final de ano sem preocupações. Boas festas!

Fotos: Patricia Rigo e Freepik

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