Unhas Frágeis!!!

A queixa de unhas frágeis é muito frequente. É importante que as unhas estejam fortes e íntegras para que cumpram a sua função de proteger o organismo em relação ao meio ambiente. Além disso, unhas saudáveis demonstram que a nossa saúde está em boas condições.

A fragilidade das unhas pode estar associada a uma diversidade de condições: alergias, doenças dermatológicas (como psoríase, líquen plano, micose), deficiência de vitaminas, Diabetes, alterações da tireóide, doenças cardíacas e pulmonares, entre outros fatores.

Além de visitar seu dermatologista para investigar as causas específicas e iniciar um tratamento médico, você já pode criar alguns hábitos simples que auxiliam bastante no fortalecimento das unhas:

Não retire a cutícula: este é o ponto mais importante! Se você retirou suas cutículas a vida toda, provavelmente não será tão fácil mudar este comportamento de início. Porém hidratando-as bem, várias vezes ao dia, e empurrando-as sem retirá-las, aos poucos afinarão e terão a sua quantidade reduzida. Existem hidratantes específicos para esta região, mas um bom hidratante corporal também pode ser usado para este fim.
A retirada da cutícula é uma questão cultural e em muitos locais este hábito simplesmente não existe!

 

 

Prefira lixas de vidro, menos agressivas do que as lixas tradicionais. Não compartilhe as suas lixas. Lixe apenas a região distal, e não a região superior das unhas.

Utilize removedor de esmalte sem acetona.

Dê uma pausa entre o uso dos esmaltes. É mito que a unha precisa respirar, porque não é uma estrutura que respira, mas essa pausa é sim importante para a recuperação da unha e para evitar o seu ressecamento.

Sempre use luvas para lavar as louças e realizar trabalhos domésticos. Reduza o número de lavagens das mãos, se possível.

Não roa a unha, não arranque películas ao redor.

Traumas repetidos também podem prejudicar as unhas, como digitar demais, tocar instrumentos musicais, praticar alguns esportes. Fique atento.

Tenha uma alimentação variada, equilibrada e colorida.

Com todos estes cuidados, você terá unhas lindas e saudáveis!

 

Fotos: Freepik

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *