Olá simpatizantes da aromaterapia. Mais dicas e curiosidades sobre óleos essenciais!

Jasmim (rei das flores) – extraído das flores, excelente para rejuvenescimento da pele como óleo de massagem. Componente fundamental para obtenção de perfumes de primeira linha. A inalação afasta a depressão, acalma as emoções, afrodisíaco (utilizado em rituais amorosos). Seu aroma é capaz de nos levar a mundos de fantasia e sensualidade.

 

Lavanda – extraído das flores, queimaduras e picadas de insetos, aplique o óleo puro no local; acne, cuidados com a pele e couro cabeludo, faça uma solução com 150ml água e 5 gotas de óleo essencial, massageie com um algodão ou gaze a região necessitada. A inalação acalma a mente, reduz a tensão nervosa e a agitação, combate dores de cabeça. Muito utilizado na perfumaria.

 

 

Limão – extraído da casca e folhas, estimulante e purificador do fígado (ingestão, somente com recomendação de um profissional); pele oleosa (compressas frias 150ml de água com 5 gotas de óleo essencial); a inalação afasta a preguiça e estimula o SNC (sistema nervoso central).

 

Menta peperita – extraído das folhas, a inalação combate os distúrbios das vias respiratórias, resfriados, náusea, dor de cabeça; analgésico para dores musculares (óleo de massagem), antisséptico bucal (bochecho e gargarejo, 2 gotas de óleo essencial em 150ml de água), cálculos renais e biliares, gripe, cólicas menstruais e intestinais, flatulência, indigestão (ingestão somente com recomendação de um profissional); a inalação também afasta as energias negativas e atrai coisas boas. Nota: não aplique puro na pele, pois queimará a pele.

 

 

Patchuli – extraído das folhas e flores, rejuvenescedor da pele seca, enrugada e maltratada (óleo de massagem), aroma sedutor (use como perfume), anti caspa (4 gotas de óleo essencial no shampoo, massageie o couro cabeludo por 90 segundos e deixe atuar por 5 minutos antes do enxágue); a inalação diminui a confusão mental e a indecisão, traz paz de espírito.

 

Dicas úteis:

Como preparar um excelente óleo para massagem.

Utilize sempre óleo vegetal como carreador. Recomendo óleo de semente de uva pois ele é extremamente fino, ótimo para pele de qualquer natureza e de fácil penetração na pele (nunca use óleo mineral, eles são ótimos para lubrificar metais mas não penetram na pele), pode ser óleo de girassol ou amêndoas também.

Para cada 10ml de óleo vegetal 2 a 4 gotas de óleo essencial. Está pronto um excelente óleo para massagem e tratamento de beleza.

 

Fotos: Freepik

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *