ECO Fashion – Moda, Desfile e Exposição.

 

Ocorreu a 1ª edição na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo, o projeto Eco Fashion. Com a proposta de despertar a atenção para o meio ambiente, aguçando uma nova visão, incentivando a mudança. Abrangendo as áreas de Moda e Fotografia, foram realizados cursos gratuitos, sobre seus conceitos e valores.

O projeto se deu início a partir do mês de abril, com aulas durante a semana para a turma infantil e aos sábados, das 8h às 12h, para a turma juvenil e adultos. Elas foram realizadas na entidade Casa da Criança, com aproximadamente 50 alunos da própria entidade e também abertas para a comunidade.

MODA

As aulas de turma de moda foram ministradas pelas as professoras Ana Léa Moreira, Nanda Canabarra e Ednalva Braga que, com muito carinho, diversão e empenho, dialogaram sobre a importância da sustentabilidade referente a situação que se encontra o meio ambiente no momento atual. Em conjunto ao aprendizado, foram produzidos diversos looks sustentáveis pelos próprios alunos – com auxilio das professoras – com inúmeros materiais disponíveis, como pneus, papéis, discos, tampas de garrafa, tecidos, canudos, entre outros, todos reutilizados.

Reforçando o conceito de criatividade e ecologia, os cursos respaldaram uma completa troca de saberes.

 

FOTOGRAFIA

A oficina de fotografia foi um bônus dentro do projeto Eco Fashion.

“A proposta foi trazer a história da invenção da fotografia (curiosamente um dos seus inventores era da região de Campinas) e seu desenvolvimento do analógico ao digital junto ao ensino de técnicas e apresentação dos diferentes ramos de atuação no mercado. A partir daí a ideia foi trazer o tema da fotojornalismo junto à discussão do meio ambiente e o conceito dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.” comenta o professor da turma de fotografia, Oliveira França.

As aulas ocorreram com comentários norteadores, apresentação de imagens e vídeos de referência e exercícios práticos, utilizando todo o espaço local, interno e externo.

Por último, houve a apresentação dos trabalhos em sala para a escolha das fotos para a exposição do final do curso – inicialmente as imagens da exposição seriam relacionadas aos 3 Rs e fotos feitas durantes as aulas de moda. Porém por uma questão de agenda, logística e pelo fato dos alunos, em sua maioria, serem menores de idade, as imagens da exposição foram compostas basicamente com as fotos dos exercícios práticos durante as aulas e também, no caso dos adultos (10% do total de alunos).

A partir de saídas fotográficas e colagens com fotos feitas utilizando técnica artesanal chamada “pinhole”, nome que se dá a uma forma de criação de câmeras artesanais das quais os orifícios de passagem de luz foram feitos a partir de um furo de alfinete, “pinhole” em inglês.

 

Imagem: Oficina da Fotografia / Oliveira França

 

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França

 

DESFILE E EXPOSIÇÃO

O desfile e a exposição de encerramento do projeto ocorreram no dia 6 de julho, na Sociedade Filarmônica Rio Clarence, contando com a presença dos alunos, que desfilaram suas criações, do maestro da Orquestra Filarmônica de Rio Claro, Luciano Filho, formado em piano erudito e MPB Jazz, pelo Conservatório de Tatuí e Júlia Simões, cantora há aproximadamente 30 anos, que possui diversos trabalhos acumulados além de 3 CDs gravados. Confira as fotos do evento, a seguir.

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Nanda Canabarra.

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Imagem: Mariana Herman

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França – Por ordem: Eduardo Nicolletti, Michel Anselmo, Felipe Azevedo, Bianca Norberto Rosetti, Nicolas Sartti, Mariana Herman. Embaixo as professoras: Nanda Canabarra e Ana Léa Moreira

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França – Modelo e Criação: Nícolas Sartti

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França – Modelo e Criação: Mariana Herman

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França – Modelo: Eduardo Nicolletti – Criação: Mariana Herman

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França – Modelo e Criação: Bianca Norberto Rosetti, com feedback do corpo docente.

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França – Modelo Felipe Azevedo – Criação: Ana Léa Moreira.

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França – Modelo: Michel Anselmo – Criação: Profa. Nanda Canabarra.

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França – Professoras Ednalva Braga e Nanda Canabarra.

 

“O desfile foi inspirador para mim, mostrando a beleza da moda e do estilo, em modelos de roupas sustentáveis. A participação das crianças, jovens e adultos, contendo looks únicos criados por eles mesmos com auxílio das professoras… Roupas com estilos de gladiadores, princesas, casamento, entre outros.” comentou Eduardo, um dos convidados, muito entusiasmado. Dentre ele, estavam os familiares dos alunos e toda a comunidade, durante o evento, que teve entrada franca.

Além do desfile, também aconteceram apresentações de dança e canto das crianças. Ao final do evento, os fotógrafos presentes registraram além do grande espetáculo, um sorteio oferecido pelos patrocinadores para todos os participantes do desfile.

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França – Coral Infantil

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França – Bianca Norberto Rosetti e sua família.

 

Imagem: Exposição ECO Fashion / Oliveira França – Modelos: Felipe Azevedo e Michel Anselmo

 

Para a realização dessa incrível produção, o projeto contou com apoio do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com patrocínio da Tigre, Instituto Carlos Roberto Hansen, Simpatia Supermercados, Golden Technology e Grupo Alto Tietê, apoio institucional da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Rio Claro através do programa de incentivo cultural Proac.

Todos os looks desenvolvidos pelos alunos estão no departamento cultural da empresa Tigre, Materiais e Soluções Ltda. A equipe aguarda mais empresas, do setor de borracha ou pneu, para patrocinarem outros eventos e darem continuidade ao projeto.

Confira mais informações no site oficial http://ecofashion.art.br/.

 

Capa: Evento ECO Fashion / Divulgação

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *