Um pouco sobre a Creatina.

A creatina é uma amina sintetizada pelo corpo a partir de dois aminoácidos, a glicina e a arginina. Ela também pode ser obtida via alimentação (principalmente peixes e carne vermelha) ou por suplementação.

 

A creatina auxilia nos processos de síntese e ressíntese de ATP, sendo utilizada pelo organismo para fornecer maior energia durante exercícios físicos intensos e de curta duração. Costuma ser bastante utilizada por atletas devido ao fato de reduzir a fadiga muscular, aumentando assim a intensidade do treino e favorecendo a hipertrofia.

 

Além da área esportiva, diversos estudos apontam que a creatina ajuda a preservar a massa magra em idosos e prevenir doenças como Parkinson, Huntington e Alzheimer.

 

 

-> Como consumir Creatina?

 

A dose diária varia de acordo com o organismo, estado de saúde e objetivo de cada um, sendo necessário a prescrição por um nutricionista. Essa dose costuma variar de 3 a 5g diárias, diluídas em 200ml de água, por aproximadamente 90 dias com pausa de 1 mês, evitando assim que o organismo cesse a produção da substância. É importante lembrar que se estiver suplementando, deve-se ingerir uma quantidade mínima de 2,5L de água/dia para evitar sobrecarga renal.

 

-> Quem não deve consumir?

 

Gestantes e lactantes não devem ingerir esse suplemento devido a falta de maiores estudos sobre esse grupo.

Diabéticos devem ter maior atenção por possuir maior risco de problemas renais.

 

Foto da Capa: Patricia Rigo

 

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