Você já se perguntou porque no inverno sentimos mais fome?

Você já se perguntou porque no inverno sentimos mais fome? Existe uma explicação para isso. Durante o inverno, nosso organismo aumenta o gasto calórico para manter a temperatura do corpo, com isso há a maior necessidade do consumo de alimentos. Nessa época do ano é importante lembrar de ingerir os nutrientes necessários para essa manutenção de forma saudável.

É muito importante lembrar também do cuidado com o consumo excessivo de calorias.

 

 

Algumas dicas para manter o foco nessa estação:

– Para continuar consumindo legumes e verduras, prefira eles refogados, assim você garante a ingestão de alguns nutrientes necessários e quentinhos;

– Sempre tenha frutas em casa, as da estação são: banana, carambola, caju, caqui, coco, kiwi, laranja, maçã, mexerica, morango e uva;

– Capriche em sopas, caldos e cremes de legumes, verduras e carnes magras, que são ingredientes pouco calóricos e saudáveis. Pode ser interessante incrementá-los com grãos funcionais, como chia e linhaça;

– Invista em chás (lembrando de não adoça-los com açúcar refinado) e achocolatados feitos com cacau 70% e leite desnatado;

– Prefira os queijos brancos, como ricota, cottage e queijo minas frescal;

 

 

– Procure diminuir o consumo de sal, reduza também a quantidade de frituras e óleos;

– Aposte em temperos naturais como cominho, coentro, páprica picante, curry, cebola, gengibre e canela. Eles são capazes de acelerar nosso metabolismo e consequentemente aumentar o gasto calórico;

– Lembre-se que ingredientes como queijos e creme de leite aumentam as calorias e o teor de gordura das preparações;

– Frutas secas como damasco e uva passa também são boas opções;

– Não esqueça dos alimentos ricos em fibras (pão/arroz integral, aveia) pois eles promovem maior saciedade;

– Importante! Não deixe de dar atenção a hidratação nessa época. Mínimo de 1,5L de água/dia.

 

Capa: Freepik.com

 

 

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