Alimentação para praticantes de Atividade Física

Uma alimentação de qualidade é fundamental para manter o organismo forte diante as sobrecargas dos treinamentos.

Praticantes de atividade física devem ter um plano alimentar personalizado e específico ao seu objetivo e que deve levar em consideração sua rotina e individualidade, assim como o tipo de atividade física que será praticado.

Por exemplo, um corredor precisa de nutrientes que potencializem sua velocidade, enquanto um lutador de boxe precisa de substâncias que aumentem sua força física.

Uma boa alimentação esportiva deve ser variada e conter carboidratos, fibras, vegetais e frutas.
Outro elemento fundamental são as proteínas, pois elas atuarão na recuperação da fibra muscular e na manutenção da massa magra e por isso elas devem estar presentes em todas as refeições.

 

 

E quais são as principais fontes de proteína alimentar?

Elas podem ser consumidas através do leite e derivados. Outra grande fonte de proteína são as carnes, preferencialmente magras e brancas, ovos e leguminosas como feijão, soja e lentilha.
Mas atenção: o consumo de proteína não deve ser exagerado pois também pode causar o acúmulo de gordura corporal.

O que deve ser consumido antes e após a atividade física?

Tudo depende do tipo de atividade física, duração, intensidade e objetivo. De maneira geral é indicado o consumo de alimentos com baixo e moderado índice glicêmico (velocidade de transformação do carboidrato em glicose) antes do exercício, deixando alimentos com índice glicêmico mais elevados para depois dos exercícios, juntamente com um alimento ou suplemento proteico.

Quais os alimentos com baixo índice e os com alto índice glicêmicos:

Alimentos com baixo índice glicêmico: maçã, pêra, damasco, cenoura, nozes, soja, ameixa, abobrinha, couve-flor, tomate, leite integral, espinafre, iogurte light, repolho, brócolis, arroz integral.

Alimentos com alto índice glicêmico: bebidas isotônicas, batata cozida, mel, melancia, pão branco, mingau de aveia, banana, kiwi, beterraba, manga, abóbora, milho.

Fonte: Foto da Capa – Freepik

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